Como fazer as Unhas?? (princípios básicos)

Para organizar melhor essa bagunça vou dividir este assunto em partes, assim podemos falar bem detalhadamente sobre cada assunto. Ficando dúvidas, pergunta nos comentários que eu respondo!
Não tenho idéia de quantos posts vou fazer sobre o assunto e como vou dividir, isso vai depender de vocês, das dúvidas, sugestões, e do que eu julgar necessário.

Para começar, até por uma questão de coerência, vou tentar fazer um post básico com dicas e passo-a-passo para quem tira a cutícula. Ok!?

Mas antes de começar, vamos ter uma conversa rápida!

Gente, eu sei que todo mundo trabalha, umas tem filhos, outras marido, outras filhos e maridos. Eu mesmo, trabalho, faço faculdade, cuido de casa e marido. Todo mundo lava louça, cozinha, faz faxina, enfim, esse não um post para mulheres irreais. Então por favor, não criem essa barreira de que não tenho tempo, não dá, não consigo! Se vocês estão aqui lendo esse post é porque querem estar bonitas e valorizam isso, então vamos tentar se esforçar, tira um minuto para cuidar de você, um momento só seu e curta esse momento, valorize isso! Eu canso de escutar mulheres reclamando que tem que fazer depilação, cortar o cabelo, hidratar, lá, lá, lá… Como se isso fosse um fardo. Vamos tentar olhar a coisa de outra maneira… Ok, eu também não tenho tempo de fazer um monte de coisas que eu gostaria, mas tento não deixar para cuidar de mim em segundo plano. Hidrato mão e cutículas no ônibus ou no meio daquela aula mais ou menos. Não dá tempo de se maquiar antes de sair de casa? Eleja os seus preferidos e não abra mão deles. Eu, por exemplo, não saio de casa sem pelo menos, uma máscara de cílios e um balm nos lábios, perco 5 mim minutos passando a máscara e o balm as vezes passo no ponto de ônibus. Eu não tenho as receitas, mas tento encontrar os meus espaços entre as 2569859 coisas que tenho para fazer diariamente. Hoje esqueceu, ok, amanhã você faz! Mas encontre os seus espaços…

Estamos entendidas!? Podemos começar? Ok!

  • Em primeiro lugar, mãos limpas e hidratadas para começar o serviço. Eu tenho uma rotina de hidratação, tenho hidratante para as mão na bolsa, e alguns espalhados pela casa. Hidratante não é uma coisa cara, tem alguns muito bons e bem em conta. Adquira o hábito!!

1. Creme Nivea | 2. Luvas de Silicone da Avon | 3. Hidratantes para as mãos da Nivea | 4. Manteiga Emoliente, linha Pink da Granado | 5. Luvas de Silicone Vefic | 6. Hidratantes para as mão da Granado

Meus preferidos disparados são a Manteiga Emoliente da Granado e o Creme Nívea, são os mais hidratantes, aqueles que a gente usa numa emergência. Todos os outros tem seu valor.

  • Escolha um creme amolecedor de cutículas e use de acordo com a indicação do produto. Alguns precisam que você fique com as mão de molho em água, outros não. O que eu uso é o da linha Pink da Granado, amo demais, principalmente pelo cheiro. Mas existem algumas outras marcas confiáveis no mercado.

1. Amolecedor de cutículas da Ideal | 2. Creme para Cutículas da Granado | 3. Creme de Cravo da Cinco | 4. Molinho da Vefic

  • Mantenha o alicate sempre afiado, porque o ideal é conseguir tirar a cutícula inteira. Mas esse é o ideal, nem sempre acontece, e só conseguimos isso com muita prática. Portanto, não desista!
  • Base é a melhor amiga da gente. Nunca, jamais use esmalte sem base. Reza a lenda que esmaltes com acabamento fosco dispensam a base. MENTIRA! As pessoas falam isso porque o esmalte fosco não fica bem por cima da base comum, ele empelota e fica com um acabamento esquisito. Neste caso o indicado é usar uma base fosca, que é diferente de cobertura fosca. Cobertura fosca é para transformar esmaltes brilhosos em esmaltes fosco. Nunca viram base fosca?? Eu mostro pra vocês!!
1. Base Fosca Ana Hickman | 2. Base Fosca e Semi Fosca Homem da RIsque | 3. Nail Envy OPI.
Tirando a Nail Envy, as outras bases são completamente acessíveis, com preços normais de bases. Sei que a Elke também tem uma base fosca, mas não encontrei referencias. A base fosca também pode ser usada com esmaltes cremosos sem alterar o seu resultado, portanto se você só quer ter uma base, escolha a fosca, ela serve para todas as ocasiões. Ok!?
  • Use o esmalte escolhido e não abra mão de um top coat! Top o que?? Top coat é um acabamento que se usa por cima do esmalte para finalizar dando brilho, acabando com as famosas bolinhas e muitos prometem (e cumprem!) secar o esmalte mais rápido – óleo secante é coisa do passado! Outro produto que não é caro e vale super a pena!!

1. Insta-Dri Sally Hansen | 2. Intensificador de Brilho Vefic | 3. Top Coat Fingrs | 4. Quick Shine Jordana | 5. Extra Brilho da Ideal

A pergunta é, porque você não colocou o roxinho da Colorama?? Simples, porque eu não gosto dele!! Gente, eu sei que ele é mais acessível a todas e digo que se você só consegue comprar ele, ok, usa ele, não tem problema, ele funciona muito bem para sumir com as bolinhas, deixa um acabamento bonito, mas eu acho que altera muito a cor do esmalte e isso me incomoda um pouco. O meu preferido é o da Vefic, não tem top coat melhor pra mim e graças ao bom Deus hoje ele é vendido no Rio na Casa da Manicura em Madureira. O Insta-Dri eu acho caro demais para o que é, ele é bom, mas não é incrível. O da Fingrs e o  da Jordana também são mais caros e o da Ideal é o baratinho mais fácil de encontrar, já vi em vários lugares no Rio. Pode ser que eu esteja esquecendo de alguns, então se vc conhece algum outro, deixa sugestão lá nos comentários!!

  • Entre uma camada e outra do esmalte, passe o palito nos cantinhos, isso facilita, e muito, na hora de tirar os excessos. Antes de limpar o esmalte, passe algum tipo de óleo nos cantos, facilita a limpeza. Que óleo?? Qualquer um! Use um vidro de esmalte vazio (e limpo), despeje lá dentro óleo mineral, de amêndoas, semente de uva, o que você preferir e passe com o pincelzinho, mas não exagere, é só para facilitar a remoção e não ressecar a pele. Não tem o vidrinho vazio?? Em casas de essência vende o vidrinho vazio e custa uns R$ 0,35. Conheço dessas lojas no Centro (RJ) e sei que tem no Mercadão, em Madureira. Ok, não tem nada disso?? Passa com os dedos mesmo, ou com algodão embebido em óleo. Mas entenderam a dica, né!!?

O lance da acetona…

Seguinte, é melhor usar removedor porque não resseca tanto a pele/cutícula e não enfraquece a unha. Isso todo mundo sabe??

Mas tem aquela galera viciada em acetona, que não abre mão dela por nada nesse mundo – não precisa se matar –  usa o truque de misturar glicerina!! Eu explico, a “receita” que eu tenho diz que é para colocar 20ml de glicerina em 80ml de acetona, mas eu achei que era glicerina demais, daí costumo colocar uma mistura meio mais ou menos, 15 ml de glicerina, para 100ml de acetona, emfim, faço meio no chute. Mas a idéia é misturar glicerina na acetona para dar uma hidratada nas unhas enquanto remove o esmalte. Acredite, faz toda a diferença!! Não exagere na glicerina para manter a sua acetona com poder removedor.

1. Lutex AP da Cinco | 2. Removin da Ideal | 3. Tiresmalt da Impala

A Lutex e o Removin contém acetona e eu uso com glicerina, já os removedores da Impala não contém acetona e são excelentes, o único ponto negativo é o preço!

Ufa! Falei pelos cotovelos e não falei tudo, espero que tenha ajudado, e qualquer dúvida, grita!! E é sempre bom deixar claro que não sou profissional, não sei tudo sobre o assunto, apenas falo das minhas experiência e do que funcionou para mim, portanto, se vocês tem outro tipo de relação com esses produtos, conta pra gente, porque é assim que aprendemos, na troca de informações!!

O próximo post vocês escolhem. Falo sobre como parei de tirar cutículas ou sobre unhas fracas??

Beijinhos, menina!! =)

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 11/06/2011, em Manicura e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 14 Comentários.

  1. Leana, este foi o post que mais amei! queria saber o que era top coat e sempre esquecia de perguntar, agora vou ter que ir no centro aqui para comprar um, preciso para ontem.

    • Ah, que ótimo, fico muito feliz com seus comentários. Vc também tinha me pedido dicas para usar esmalte fosco e acho que essa dica da base fosca é a melhor que tem, porque realmente faz uma grande diferença quando usamos esmalte fosco. Espero que você encontre um top coat legal!! Beijinhos =)

  2. Leana, que post bacana! Eu quero saber o que fazer para parar de tirar a cutícula!! Rss
    Beijos

  3. o próximo post quero saber também sobre como parou de tirar cutículas.

  4. Chris Lessa

    Ameiiiiiiiiii esse post!!!
    Eu tenho o top coat da colorama rs e já encomendei o da Avon para poder comparar. Vc sabe se é bom?
    Adorei as dicas, inclusive a da glicerina na acetona. Sobre o próximo post… difícil a escolha… rs Acho que é impossível, pra mim, não retirar as cutículas.rs Qto as unhas fracas, as minhas são demais! MAs comprei uma base fortalecedora da Risqué (Risqué Technology Reestruturador) custa uns R$ 10,00 e está dando bons resultados. Vc conhece?

    • Oi, Chris!! Nunca usei o roxinho da Avon, mas algumas meninas já me disseram que também altera a cor do esmalte, depois vc conta pra gente!! Eu tenho essa base, acho que já usei todas as bases fortalecedoras do mercado – Rsrsrsrs.
      Agora, te juro que não é impossível pra ninguém parar de tirar a cutícula, basta saber se te interessa, porque é uma mudança total e radical de hábitos.

      • Chris Lessa

        Claro que interessa! MAs eu li em algum lugar que é necessário hidratar todos os dias e qdo for fazer as unhas passar o removedor e empurrar com a espátula. Juro que tento fazer isso! Mas os meus cantinhos continuam lá… daí eu sempre tiro! rs Mas vou esperar as suas dicas.
        Vc gostou dessa base? Minha una quebra demais! Inclusive estou com uma colada com super bonder! hahaha

      • É, é por aí, mesmo. E o processo é bem chatinho no início, mas vou contar tudo depois!!
        Cara, eu confesso que não achei nada demais na base, gostei bastante foi daquela Pró-Crescimento da Colorama, até tenho uma resenha dela num outro blog que eu tinha antes ( http://leanasa.wordpress.com/2010/09/15/base-pro-crescimento-colorama), mas sei lá, na verdade não tenho nenhuma base que tenha realmente conquistado meu coração, essa da Colorama foi a que chegou mais perto.

    • Ah, o que vc acha do roxinho da Colorama??

      • Chris Lessa

        Como eu não tenho experiencia, acho melhor que óleo secante! rsrs Por isso tinha encomendado o da Avon p comparar. MAs eu vou anotar esses q vc postou p comprar. E assim que eu usar eu te digo o que eu achei.

      • Rsrsrsrs. É beeeem melhor que óleo secante!!

  5. Michelly Nascimento

    eu amei suas dicas e principalmente a nossa conversa séria kkkkkk… Obrigada por compartilhar suas experiências.

  1. Pingback: Como e porque parar de tirar a cutícula! «

E vocês, o que acham??

