Como e porque parar de tirar a cutícula!

Na internet virou moda parar de tirar a cutícula, tem muita gente que já aderiu à causa, mas para a grande maioria das pessoas que vivem no mundo real isso ainda é um mistério. Algumas pessoas olham com desconfiança, outras simplesmente acham esquisito e não conseguem entender o porque nem o processo.

Então vou explicar o que me moveu.

Minha pele é muito fina e sempre que fazia unha acabava me machucando, tirando vários “bifes” o que resultava em pequenos machucadinhos que demoravam as vezes duas semanas para cicatrizar completamente. No inicio eu achava que era culpa minha, que eu não sabia usar o alicate, que o alicate estava cego, essas coisas. Mas amolei o alicate e nada. Fiz a unha no salão e a manicure também tirou bife. Com o tempo, me conformei e acabei me acostumando com os machucadinhos, até consegui melhorar muito, mas sempre deixava um dedinho ou outro vermelhinho. Parar de cuticular foi um grande alivio e uma boa solução para por um fim nessa mutilação.

Hoje vejo outras vantagens em não tirar a cutícula. Trabalho em um hospital e estou exposta à contaminações. Machucados são sempre uma porta aberta e a cutícula tem exatamente a função de te proteger. Ok, ok, de uma maneira geral, ninguém vai morrer de infecção generalizada por tirar a cutícula, mas não vejo mais necessidade nisso, acho mais saudável. Outra vantagem é que hoje faço as unhas em 20 minutos pois apenas troco o esmalte. Lindo, né!!? Rsrsrs

Não estou aqui para fazer apologia, nem para criticar quem tira cutícula. Não tenho essa intenção, mas queria que vocês refletissem, já que sou frequentemente questionada sobre o porque eu não tiro cutícula, pergunte-se porque você tira a cutícula. Se a sua resposta for porque é feio, eu te garanto que dá para ter unhas lindas sem cuticular!!

Quando eu comecei a frequentar os blogs de esmalte a idéia de parar de cuticular me pareceu tentadora, conheci a Ana que na época participava de um blog sobre unhas e aprendi com ela como fazer. Algumas coisas funcionaram, outras nem tanto, a própria Ana mais tarde descobriu outros métodos e produtos. Nesse post vou falar sobre as minhas experiências, e sobre o que funcionou pra mim.

Esse processo começa da forma mais irônica possível, o primeiro passo é cuticular para tirar essa pele que já existe, daqui pra frente esperamos que a pele cresça mais saudável.
É preciso mudar hábitos e rotinas, duas coisas passam a ser extremamente importantes daqui pra frente, hidratar e esfoliar.

Mas não se enganem, nem tudo são flores, no inicio a coisa é bem complicada, vai dar muita vontade de desistir, vai parecer esquisito, mas passando esse primeiro momento tudo fica mais fácil. Quanto tempo isso vai demorar vai depender muito de muita coisa, algumas meninas acharam bem fácil, outras levaram três meses para se acostumar, o importante é ter disciplina.

1. Hidratar

Não é hora de ter preguiça, principalmente no inicio hidratar é fundamental, é o que vai garantir uma pele bonita. Portanto, hidrate várias vezes ao dia. Leve produtinhos na bolsa e hidrate enquanto espera o ônibus, na hora do almoço, nos intervalos, enfim, quando houver um tempo. Graças a Deus hoje temos muitos produtos disponíveis no mercado, escolham o que vocês acharem melhor e mais acessível.

Esses dispensam apresentações, né!!? Creme para as mãos, existem muitas marcas boas no mercado e eu já falei sobre eles no primeiro post que fiz sobre princípios básicos de como fazer as unhas.

Aqui eu vou fazer as honras da casa porque pode ser muitas não conheçam alguns deles, a grande maioria é especifica para hidratar as cutículas. 1. Cera nutritiva da Granado: É uma cerinha bem oleosa, aplica-se com dedos em volta da unha e ajuda a manter a cutícula controlada. 2. Canetinha do Ebay: É uma canetinha com óleo hidratante dentro, você libera o produto aos poucos e passa ao redor das unhas com a própria ponta da caneta. Produto baratex e super eficiente, o grande problema é que é preciso ter cartão internacional para comprar pelo Ebay. 3. Mira Cuticle Avon: Esse merece todo o meu amor porque é o produto mais antigo que existe e mais acessível para hidratar cutículas. Funciona muito bem e também serve para manter a cutícula controlada. 4. Caneta hidratante da UB: Essa vende na Casa da Manicura em Madureira e pela internet. Funciona como a canetinha do Ebay, a desvantagem dela é o preço. Acho caro! 5. Já falei do Bepantol semana passada e já estou eu aqui de novo sugerindo o famoso creminho de bebê, mas ele serve também para hidratar as cutículas!

Eu uso vários desses hidratantes durante o dia, atualmente uso o Mira Cuticle, um hidratante para as mãos e a canetinha com óleo. Os óleos são muito importantes, garantem uma hidratação bacana, as canetinhas são práticas, mas se você achou um tanto inacessível uma boa saída é utilizar um vidro vazio de esmalte (ou comprar um vazio em casas de essencias) e colocar qualquer óleo lá dentro, daí você usa o pincelzinho para passar nas cutículas. Se mesmo assim você achou complicado, então passe o óleo com os dedos mesmo, mas tente não pular essa etapa. O Bepantol eu uso entre as trocas de esmalte.

2. Esfoliar

Existem poucos esfoliantes para as mãos, e sinceramente não confio naqueles que vem escrito “esfoliante para mãos e pés”, porque sinceramente sinto uma diferença absurda entre a pele das mãos e dos pés. Já ouvi alguma coisa sobre um esfoliante para cutículas, mas era importado e não me recordo direito. Não curto muito produtos caseiros do tipo misturar mel e açúcar, mas isso sou eu, quem tiver boas experiências com produtos caseiros, pode investir! Portanto, eu uso esfoliante facial seguindo o critério de que a pele das mãos são tão finas e sensíveis como a do rosto, não sou dermatologista, não sei se existe alguma coisa de  errado nisso, mas como falei lá em cima, esse post é baseado nas minhas experiências e até hoje não tive nenhum problema com isso.

O que tenho usado hoje em dia e o que mais usei em toda a minha vida é o da Avon da linha Clearskin, gosto bastante dele, funciona e é bem barato. A escovinha também serve para retirar as células mortas, uso durante o banho, esfrego a cutícula sem fazer muita força.

Parece muita coisa?? Então vamos recapitular e fazer um resuminho!

No dia-a-dia:

  • Hidrato as mãos
  • Hidrato a cutícula
  • Passo o óleo
  • No banho uso a escovinha

Quando faço a unha:

  • Retiro o esmalte  e passo um esfoliante.
  • Passo o Bepantol, deixo uns 30 minutos e lavo as mãos. Como o produto é pesado, aproveito para passar a escovinha.
  • Com as mão limpas, completamente sem produto, passo base, esmalte e top coat. Limpo os cantinho e voalá! Tá pronto!!

Para quem faz as unhas no salão, tire o esmalte um dia antes, esfolie, passe o Bepantol e duma com ele nas unhas, pela manhã lave as mão, use a escovinha, hidrate e tá pronta para ir ao salão, é só lembrar de pedir para a manicure não cuticular, ela vai achar esquisito, mas não esquenta! Normalmente quando o serviço é apenas de esmaltação é até mais barato.

Eu já me acostumei com essa rotina e acho tudo bem simples, mas como eu disse, é uma mudança de hábitos que na minha opinião vale muito a pena!!

Ainda tem muita coisa para falar sobre esse assunto e com certeza isso vai render muitos posts ainda.

As dúvidas respondo nos comentários.

Beijos, meninas!! =)

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 01/08/2011, em Manicura e marcado como , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Chris Lessa

    Minha cutícula tb é fina, mas eu tenho uns cantinhos que me incomodam demais! E olha que eu tenho mania de hidratar as mãos! rs Eu uso tb aquele produto para cutículas da Avon que vc postou, mas não todos os dias. E pode acreditar, NUNCA usei qualquer esfoliante para as mãos! Nunca achei que realmente fosse necessário. Não sei se eu conseguiria parar de cuticular as unhas devido aos cantinhos inconvenientes!rs Mas prometo que pensarei no assunto! 😉

    • Experimenta o esfoliante, Chris! A escovinha também faz toda diferença, com isso e muita hidratação os seu cantinhos vão ficando mais comportados, mas quanto mais você tirar mais eles vão ficando grossinhos, é o seu corpo se defendendo da sua “agressão”.

  2. Priscila Campos

    To quase convencida a parar de me torturar em tirar a cuticula …. poren queria ver exemplos (vou ter de procurar ..) como fica essa parada de nao tirar as cuticulas pra pessoas que como eu usam unhas de porcelana … =) sei lã tlvz vendo fotos eu descubra q fique realmente melhor =) adoro trocar de esmalte toda hora mas fico muito ferida com a cutilagem … das unhas ..

    Beijao querida – Priscila Campos

    • Sim, é uma tortura mesmo!! Rsrs
      Agora não sei como rola esse lance com a unha de porcelana porque nunca tive essa experiencia, mas podemos ver…

  3. Me identifiquei com o inicio do post! Também tenho a pele super fina e sensivel e sempre achei desnecessário ficar cutucando muito a cutícula… Porém mesmo tirando pouco incomoda, é desconfortável. Tem manicure que empurra a cutícula como se estivesse massacrando o dedo. Rss…

    Vou tentar seguir seus conselhos.

    • Tenta, sim, Luciana! Mas tenha determinação, não desista na primeira semana, o resultado as vezes demora um pouco a aparecer… E aos poucos vou mostrando outros produtinhos que ajudam nessa tarefa. Bjo!

  4. Tati Gracine

    Não sei se pararia de cutilar, até porque a minha manicure é uma amor e o momento vira uma terapia! mas vou seguir adiante nos hábitos e cutilar apenas uma vez por mês.

  1. Pingback: Como parar de tirar a cutícula: Produtos: Instant Cuticle Remover (Sally Hansen) «

  2. Pingback: Sem esmaltes e unhas destruidas: O que fazer!? «

E vocês, o que acham??

