O manual da pele oleosa!

Antes de tudo é bom lembrar que eu não sou dermatologista, mas tenho a pele oleosa, fui uma adolescente acnéica e frequento dermatologistas desde os 13 anos. O que escrevo neste post é resultado das minhas próprias experiências. Não tenho a pele perfeita que eu gostaria de ter, até porque tenho algumas sardas que dão um aspecto manchadinho, mas tenho bons resultados.

Tenha você o tipo de pele que for, seja a época do ano que for, o ritual diário deve ser, limpar, tonificar e hidratar (2x ao dia) + filtro solar.

O que isso quer dizer!?
Sim, a pele oleosa precisa de hidratação!
Sim, preciso usar filtro solar no inverno!

Duas vezes ao dia é o suficiente para esse cuidado com a pele. Limpar demais o rosto estimula a produção de óleo e piora a situação. É importante entender que isso não é um castigo divino, é o seu tipo de pele e da maioria das brasileiras devido ao clima delicioso que temos nesse país. Precisamos minimizar os efeitos, mas ter em mente que ter pele seca e morar em um país seco também tem seus problemas.

O importante é usar produtos específicos para o seu tipo de pele e para as suas necessidades. E hoje em dias temos muitas opções…
Então vamos lá!

1) Limpar!

Sabonete para pele oleosa, pode ser liquido, em espuma, ou em barra, o que você achar melhor e mais conveniente ao seu bolso. Normalmente os sabonetes em barra são mais baratos. Outra coisa importante para se levar em  questão nessa hora é se o seu rosto sofre ou não com acne. Caso você seja uma eterna adolescente e sofra com as benditas, então dê preferência para sabonetes com ácido salicílico na formula.

O que eu sinalizar com o APROVADO foi porque eu usei e gostei, não significa que os outros não sejam bons. Fiz isso para vocês saberem o que eu já usei e se tiverem alguma dúvida sobre o produto pode perguntar!

Eu gosto de lavar o rosto com uma esponjinha, ou com uma escovinha porque já vai dando uma esfoliada na pele. Eu quase não uso esfoliante!

2) Tônificar!

Muita gente pula essa etapa, eu mesma já pulei muitas vezes, mas hoje acho que o tônico (ou adstringente) faz muita diferença na saúde da pele. Primeiro porque ele ajuda a limpar a pele e segundo que alguns produtos ajudam a tratar, a diminuir a oleosidade e até disfarçar poros dilatados (nunca testei para esse fim e não vou discutir a eficácia deste efeito).

Mas qual a diferença  entre Tônico e Adstringente??

Os dois servem para limpar profundamente a pele, mas o adstringente é mais agressivo e mais indicado para pele mista ou oleosa. Normalmente é o adstringente que carrega essas propriedades de tratar e controlara a oleosidade.

Uma dica bacana é guardar o seu tônico (ou adstringente) na geladeira para dar uma refrescância na pele.

3) Hidratar!

Pele oleosa também precisa de hidratação e eu gosto muito de usar hidratante com filtro solar porque poupa o trabalho de passar filtro solar, além do mais evita o excesso de “creme” no rosto. Gosto muito de um hidratante da Nívea, mas infelizmente ele não tem fator de proteção, então eu uso quando vou sai à noite, mas eu gosto dele porque ele é bem sequinho.

No dia-a-dia, menina, filtro solar, por favor!!

Então eu gosto de falar do que é básico porque tem muita gente que tem preguiça de fazer todo o ritual e se eu ficar falando um monte de coisas ela vai cansar só de ouvir e desistir de se cuidar. Como a minha intenção é exatamente o contrário, é fazer com que todas vocês se cuidem, vamos com calma. Portanto isso é o básico e se vocês seguirem isso já está muito bom, mas como eu sou exagerada, minha rotina não para por aí!

Antes de dormir passo um gel de tratamento para pele oleosa receitado pela dermatologista, eu não tenho muita acne, mas quando eu descuido um pouco fico cheio de bolinhas na testa, então tento ser o mais disciplinada possível. Como esses produtos são severos eu gosto de usar água termal entre o adstringente e o hidratante. A água termal é muito polêmica, tem gente que ama, tem gente que acha que é bobagem, tem gente não vê diferença. Como eu já disse, eu gosto de usar principalmente por conta dos produtos de tratamento que  ressecam bastante e deixam a pele muito sensível, mas eu sei que o “treco” é caro portanto não vou dizer que é fundamental, não, não é, mas ajuda bastante. Em sua defesa digo apenas que dura horrores!!

Não tenho preferência de marca, compro o maior fraco (300ml) que estiver com o menor preço.

Falei lá em cima que eu quase não uso esfoliante e é verdade! Como uso diariamente a escovinha ou esponjinha para fazer a limpeza não sinto tanta necessidade. Mas tenho um esfoliante para casos especiais (= dia que sinto vontade de usar! Rsrsrs).

Outra coisa que eu não sou muito disciplinada, mas uso sempre que lembro é uma mascara de tratamento. Tenho uma de argila da Tracta que faz o serviço muito bem feito!
As máscaras servem para ajudar no controle da oleosidade e na hidratação da pele.

Uso também um creme especifico para a área dos olhos e também acho que faz muita diferença. Atualmente uso uma da Avon que tem um iluminador super fofo, gosto bastante!!

Muita coisa, né!? Rsrs

Mas é o seguinte, muitas vezes as meninas reclamam da maquiagem que não dura, do primer que não é eficiente, da base que meleca demais, ou não corrige o suficiente, e o problema está na pele do rosto e não na maquiagem!
Uma pele bem tratada é fundamental para uma boa maquiagem. Não é atoa que o primeiro passo da maquiagem tem que ser limpar a pele! A maquiagem só começa depois da hidratação. Limpou, tonificou, hidratou. Espera uns minutinhos para a pele absorver o hidratante e só depois você começa com primer e base.

E para quem odeia a sua pele oleosa, uma informação: Pele oleosa demora mais sofrer os sinais da idade!! =)
Gostaram?? Vale a pena cuidar dela, né!!?

Beijinhos e bom fim de semana!

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 09/09/2011, em Cuidados e marcado como . Adicione o link aos favoritos. 5 Comentários.

  1. Anne Carolyne

    Adorei o post! a minha pele é mega oleosa e acho q me atrapalha muito em algumas coisas tipo tenho vontade de ter franja, mais como minha pele e oleosa ela vai ficar nojenta né! Rs Mais vou seguir algumas dicas e depois volto pra contar o resultado! Bjs bom final de semana!

    • Entendo perfeitamente! Usei franja boa parte da minha vida e digo que a testa fica cheia de espinhas! =|
      Mas faz isso, sim, Anne! Trata dela com carinho que vale a pena!! =)

  2. Simplesmente Amei !!!! Fato que mudarei minha rotina agora depois do q li aqui tenho 27 anos e tenho acne ate hj … Sofro muito com isso ! O secativo Mary Kay e o 3 em 1 deles tbm tem ajudado bastante … Bjs querida.

    • Foi o tempo que espinha era coisa de adolescente, conheço muitas mulheres (e homens também) de 30 que sofrem com isso até hj. Já ouvi falar muito bem dos produtos da Mary Kay, mas nunca usei nada deles.

  1. Pingback: Esmalte da Semana + Comprinhas!! =) «

E vocês, o que acham??

