Especial Carnaval :: Improvisando a fantasia 07 :: Índia

Confeso que tenho um certo amor pela cultura indigena. Poucas sociedades no mundo tem esse tipo de organização, quase um tipo de anarquia. Os índios trabalhavam pelo conjunto, pelo todo. Apesar de existirem tibos rivais e alguns conflitos, os índio não conheciam o cruel processo da escravidão e da exploração. Se na sociedade ocidental e capitalista muitas vezes ser líder significa ter regalias e trabalhar menos, na sociedade indigena a responsabilidade que tinha o cacique se transformava em uma maior carga de trabalho. Os mais velhos eram respeitados quase como deuses, tinham sabedoria e eram ouvidos.

Dá para não amar!? Por um minuto começo a pensar que primitivo é o que vivemos hoje em dia. Os nossos atos se parecem bem mais com os dos homens das cavernas. Somos apenas primatas que comem de garfo e faca. Evoluído é trabalhar em conjunto e entender que se todos crescem, crescemos juntos!

Ihhhhhh. Falei demais! Rsrsrs
Esse post é sobre carnaval, fantasia e folia. Então vamos ao que interessa!!

A saia evasê tem o tom na medida certa para essa fantasia, nem muito reta, nem muito rodada. Os adereços de pena e madeira estão liberados, podem ser usados todos juntos e misturados. Acessórios dourados e prateados estão proíbidos nessa fantasia, excessão apenas para oa pircings que além de ter a ver com a fantasia a gente finge que não vê que eles são de metal. Rsrsrs

A rasteirinha marrom também pode ser uma boa opção, mas acho que para os dias de folia a sapatilha acaba sendo mais indicada. Aqui no Rio é comum as pessoas perderem chinelos no empurra-empurra dos blocos.

Nesse dia vale fazer uma escova e usar tranças ou quem preferir improvisar um adereço de penas nos cabelos também pode! Prefiram as penas coloridas, preto e branco não conversam muito com o que queremos. Quem tiver franjinha, abuse dela! Tem tudo a ver com o personagem.

Se quiserem fazer uma maquiagem, eu apoio! Mas quem não quiser, não precisa. O que não vale é fazer uma maquiagem tradicional com blush e máscara para cílios. Ou se joga na caracterização, ou vai de cara limpa! Ok!?

Essa fantasia é perfeita para as moças de pele morena e fica lindo!
Mas não significa que as branquelas não podem se arriscar, o carnaval é democrático!

E aí, meninas, tá chegando…
Já se decidiram!!?

Anúncios

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 15/02/2012, em Carnaval e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. 21 Comentários.

  1. Gostei! no RJ, é muito comum usarmos esses acessórios no dia a dia, então acho que é a mais fácil de produzir! materiais naturais, penas e muitas cores! tem um que eu amo demais que é o capim dourado, e é feito pelos índios do Tocantins. É uma fibra que tem que ser trabalhado úmida, pois quando seca, fica rígida! existem lindos trançados e é linda demais. Estou em busca de uma bolsa, mas aqui é caro demais. A feira do Tocantins é organizada e supervisionada pela FUNAI, tem local e horário certo, e vai desde acessórios a itens de decoração. É apaixonante! Quando eu trabalhava na Valec, os empregados que viajavam para as obras da ferrovias, são ´´intimados´´ a comprar, porque a pressão feminina era grande!!!!

    Também tem em Brasília, onde tive a oportunidade de comprar! Para quem passar por lá, a feirinha fica embaixo da Torre da TV, mas são dos revendedores, em barraquinhas bem organizadas!

  2. Agora quem falou demais fui eu!!!!!

  3. Sou louca pela cultura indígena também, Lê!
    É tão rico e tão pouco valorizado…
    É triste ver que temos poucos relatos, poucos materiais de estudo, pouco tudo de uma história tão recente, presente no nosso país…

    Visualmente é rico demais! Cheio de detalhes e interpretações para explorar!

    Amei!

  4. ana paula andrade

    boa noite,como faço para receber msg de vcs

    • Ana Paula, aqui do lado direito, lá em cima tem escrito assim, RECEBA NOSSASA ATUALIZAÇÔES POR E-MAIL, é ali. Coloca seu e-mail na caixinha e clica no botãozinho abaixo, pronto! Toda vez que a gente postar vc recebe um e-mail. =)

      Seja bem vinda!!

  5. Ai amo indios! Sou decendente de indio, muito distante mais sou, hoje mesmo estava tendo aula de história e o assunto foram os indios. Sua cultura, sua bravura e beleza, e principalmente a união deles é muito linda e adimirável. A ideia é super interessante, eu já me vesti de india uma vez e gostei, quem sabe não faço de novo mais elaborada?!

  6. “Quem me dera ao menos uma vez que o mais simples fosse visto como o mais importante,
    mas nos deram espelhos e vimos um mundo doente.”
    (Índios, Legião Urbana)

    Perfeito o post Leana! Adorei principalmente o conceito por trás da sugestão da fantasia.
    E adoro perceber que, ao lado de todas as “coisinhas de mulherzinha” que trocamos aqui, somos tbém cabeças pensantes. Fiquei orgulhosa mesmo desse post. Parabéns!

    :

  1. Pingback: Para se inspirar: fantasias para o carnaval. - Alessandra Faria

E vocês, o que acham??

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: