Papo Cabeça :: Hipertensão

hipertensão
hi.per.ten.são
sf (hiper+tensão) Med Tensão arterial acima da normal.

Tudo começou, com uma dor de cabeça, mais uma das várias que já tive até hoje, procurei um médico porque essa já durava três dias, era difícil dormir ou executar qualquer tarefa rotineira. Minha pressão estava 15×10, um pouco acima do limite que é 13×08. Nesse momento acendeu uma luzinha vermelha aqui dentro, procurei um médico, fiz todos os exames e para a minha surpresa todos os exames estavam na mais absoluta normalidade, apenas a minha pressão continuava ainda muito alterada. Minha cardiologista recomendou o remédio mais antigo, mais versátil e mais conhecido, alimentação saudável + atividade física.

Cheguei a conclusão de que mais cedo ou mais tarde a gente vai ter que se privar de algumas coisas, e eu só tenho 30 anos…
Estou caminhando diariamente, nada exagerado ou exaustivo, no meu caso o mais importante é manter a rotina de exercícios, emagrecer vai ser uma consequência.
Consumir frutas e verduras frescas, evitar alimentos industrializados, congelados e refrigerantes é absolutamente necessário.

Ainda não tenho nenhum diagnostico fechado, não sou considerada hipertensa, mas é preciso não descuidar. E foi exatamente por isso que resolvi dividir isso com vocês, porque o tempo passa e passa tão rápido que a gente não percebe, não nos olhamos como deveríamos, não percebemos nada além do que é possível ver ou tocar. E lá na frente seremos o resultado do que fizemos ao longo desse tempo, então, separe um tempo pra si, 30 minutos de caminhada é o suficiente, se preferir escolha uma atividade que te faça bem como nadar ou dançar. Quando possível, opte pelas escadas. Troque o refrigerante pelo suco e o hamburger pelo sanduiche natural. Mantenha os exames em dia, visite seu ginecologista, não menospreze uma dor ou mal estar, isso pode ser um alerta.

Cuidem-se! Estamos entendidas!!? 😉

PS: Quem quiser saber mais sobre o assunto visite o site Eu Sou 12 por 8.

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 27/06/2012, em Qualquer coisa e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 6 Comentários.

  1. Muito importantíssimo este post Leana! enquanto somos jovens, nada aparece…neste ano, também entro na casa dos 30 e a preocupação não deverá ser somente com o filtro solar!!! beijos, se cuida e vai relatando pra gente o seu progresso!!

  2. Bem legal esse post, Lê!
    Afinal, quem quer ter uma boa aparência, precisa começar pelo que é saudável: atividade física, alimentação balanceada, alívio do estresse, saúde psíquica, exames de rotina e fazer o que gosta! E sei que você está nesse caminho… a mim só falta cuidar das unhas ha ha ha ha

E vocês, o que acham??

