No/Low Poo :: Hã!!? Afinal, o que é!!?

Um dia eu estava usando o óleo extraordinário da Elseve feliz e contente, no outro meu cabelo estava uma titica, ensebado e sem movimento, lavei o cabelo umas duas vezes, peguei leve no óleo e nada de melhorar. No desespero corri para a internet para fazer umas pesquisas e me deparei com um babado que nunca tinha escutado falar.

Afinal de contas, o que é o tal do no/low poo??

Retirada do site MdeMulher

No poo ou Low poo são duas técnicas diferentes que visam abolir produtos como sulfatos, silicones insolúveis e petrolatos (óleo mineral) que prejudicam a saúde do cabelo. A lógica é que produtos com silicones e óleo mineral encapam os fios criando uma barreira e impedindo que nutrientes necessários penetrem no fio. Esse tipo de produto se acumula no fio causando o aspecto de cabelo ensebado e é bem difícil de ser removido. Os shampoo com Sulfatos são os mais eficientes na remoção de óleos e silicones porem são extremamente nocivos aos fios.

A diferença entre o low poo e o no poo, está na presença ou ausência de uso do shampoo. Quem adota o low poo deve usar apenas shampoo sem sulfatos e com menor frequência. Já quem adere ao No poo deixa de usar shampoo e passa a lavar os cabelos com condicionador, fazendo o co-wash.

Essa rotina é indicada para todos os tipos de cabelo, mas principalmente para quem tem o cabelo seco, crespo ou cacheado. Quem popularizou essas técnicas foi a cabeleireira Lorraine Massey, que descreve o método em seu livro Curly Girl.

Lembrando que TODOS os produtos utilizados por quem segue as técnicas não podem conter as substancias proibidas, se você utilizar cremes, condicionadores ou finalizadores com silicone ou óleo mineral, você vai precisar do bendito Sulfato para remove-los dos cabelos.

Em fim, meninas, são muitas teorias, muitas técnicas e eu ainda não sei exatamente o que funciona. Troquei meus produtos de cabelo e estou seguindo os passos do low poo, aos poucos vou contando por aqui o que estou achando.

E aí, acharam estranho??
Ficaram curiosas??
Quem se arriscaria??

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 19/09/2012, em Cabelos e marcado como , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 10 Comentários.

  1. Anne Carolyne

    Gente nunca ouvi falar disso! Não usar shampoo e só condicionador?! Como assim?!! Sobre o shampoo sem sulfato eu tinha lido ontem, nesse blog aqui: http://belezaesaude.dae.com.br/shampoo-sem-sulfato/#utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+belezaesaude+%28Beleza+e+Sa%C3%BAde%29 Mais toda essa história ai é nova pra mim…! Mais afinal de contas o óleo é bom ou não?!

    • Anne, o que é proibido para quem segue a rotina Low/No poo é o óleo mineral pois ele adere ao fio criando o aspecto ensebado. Os óleos vegetais, como o de Argan ou Semente de uva são permitidos, mas é preciso ter cuidado porque muitos dos ditos óleos vegetais levam óleo miral e/ou silicone em sua fórmula, como no caso do famoso Moroccaoil. 😉

    • Li o link que vc citou e achei a ideia bem dentro da proposta do No/Low poo. O mais dificil disso tudo é ficar sem lavar a cabeça, por isso comecei com o Low poo que apenas diminui a quantidade de lavagens.

    • Anne Carolyne

      Vou ler sobre isso tudo de novo! estou confusa! rs

      • No inicio também me pareceu muito estranho, também fiquei muito confusa. Li MUITA coisa, entrei na comunidade do Orkut, li alguns foruns e resolvi arriscar. No final das contas muita coisa faz sentido.

  2. Tô bege!!!! muito bege!!!!

  3. Anne Carolyne

    Leana da uma olhada nisso: http://www.produtosdebeleza.com/o-metodo-no-poo-pode-estragar-o-cabelo.html Você já conhece esse blog? Ele é bem legal também a dona dele é brasileira mas mora nos EUA e dá várias receitinhas caseiras! Bjs!

    • Anne, eu estou para fazer um post falando sobre a minha experiência com o Low Poo faz um tempão. Mas na verdade não sigo essa rotina com vinagre e bicarbonato que elas falam no post. Amei o blog, obrigada pela dica! 😉

  1. Pingback: Low Poo :: Produtos liberados (e o que eu comprei) «

E vocês, o que acham??

