O manual da hidratação capilar!

Lembro bem que lá pelos anos 90 a onda eram os produtos à base de ceramidas. Depois disso veio a moda da queratina e muitas outras febres até a onda do óleo de argan. Agora veio a tal da arginina, mas o que são todas essas substancias?? O que isso tudo significa?? Porque muitas vezes investimos tanta grana em um produto que não funciona para o nosso cabelo?? E como saber o que funciona??

Essas são as perguntas que eu vou tentar explicar aqui. Vem comigo!

Desatando os nós…

Existem três tipos básicos de máscaras capilares, as HIDRATANTES, as NUTRITIVAS e as RECONSTRUTORAS.
Todo cabelo precisa passear pelas tês fases, o que vai variar é a frequência com a qual você vai usa-las. Não existe uma regra, mas cabelos normais e lisos vão preferir mais hidratação, cabelos cacheados tendem a precisar de mais nutrição e cabelos tingidos e com química precisam de mais reconstrução, mas todos, todos eles precisam dos três passos.

Isso explica o porque muitas vezes você usa um creme, obtém um resultado fantástico e depois de um ou dois meses ele já não está mais tão bacana. Não adianta ficar preso em uma única etapa, é preciso suprir todas as necessidades do cabelo.

Mas o que é o quê??

1. HIDRATAÇÃO

A hidratação é responsavel pela reposição hidrica e o cabelo hidratado é leve e macio.
As máscaras hidratantes são à base de água, extrato de algas, panthenol, aloe vera (babosa), pró vitamina B5, bepantol.

2. NUTRIÇÃO

A nutrição é responsável pela reposição lipídica e o cabelo nutrido é sedoso e brilhoso.
As máscaras nutritivas são à base de ceramidas, óleos (coco, semente de uva, girassol, baleia, argan, azeite de oliva, etc), proteínas hidrolisadas (como proteínas do leite, trigo, seda, aveia, etc.), manteiga de karité, cacau, cupuaçu.

3. RECONTRUÇÃO

A reconstrução é responsável pela reposição protéica  o resultado é um cabelo forte e resistente.
As máscaras reconstrutoras são à base de queratina e seus aminoácidos, a cisteina, serina , prolina, argilina. A reposição de massa, a cauterização e a nanoqueratinização são tipos de reconstrução.

E agora, o que eu faço!!?

O primeiro passo é começar a identificar o que você tem em casa e descobrir se é hidratante, nutritivo ou reconstrutor.

Tomem cuidado porque muitas vezes vem escrito no rótulo máscara de hidratação e na verdade ela é reconstrutora ou nutritiva.

Essa é a hora de dar uma segunda chance àquela máscara encalhada no armário, de repente você não usou ela da maneira correta.

Eu já deixei claro que você vai precisar das três coisas. Depois, disso a gente parte para ação!

Cronograma capilar!

O primeiro passo é o da hidratação, depois a nutrição e por último a reconstrução. Essa ordem deve ser respeitada porque o cabelo desidratado não vai receber bem uma máscara reconstrutura ou nutritiva, assim como o cabelo desnutrido não recebe bem a reconstrução.

Se você hidrata o cabelo 1x por semana pode seguir uma semana de hidratação, uma de nutrição e uma de reconstrução. Se você hidrata mais de uma vez por semana faça a 1a semana de hidratação, a 2a de hidratação + nutrição e a 3a de hidratação + reconstrução.

Depois disso você já é capaz de identificar qual o melhor tratamento para você, em qual fase o seu cabelo ficou mais bonito. Então monte uma rotina adaptada às suas necessidades e aproveite os benefícios!

Eu sei que vocês vão ter dúvidas, então aproveitem para deixa-las nos comentários porque na sexta-feira eu vou voltar a falar sobre isso e quero poder esclarecer as dúvidas de vocês.

Anúncios

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 10/10/2012, em Cabelos e marcado como , , , , , , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. Hum…que máximo, não tinha idéia dessa diferença!!!! achava que era tudo igual!!! comprei uns produtos da Aneethun (linha age system) que o salão recomendou (que é caro, diga-se de passagem), estou adorando!! mas tenho uns potes encalhados aqui em casa, vou dar uma olhadinha….

  1. Pingback: Na vitrine :: Hidratar, Nutrir e Reparar «

E vocês, o que acham??

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: