Obrigada, Senhoras!

Quem vê o país sendo governado por uma mulher, pode muitas vezes se esquecer que isso não aconteceu da noite para o dia. Há algum tempo atrás (não muito) não nos era permitido se quer o direito de votar, jogar futebol, ou ir à escola. E se hoje temos o direito de escolher nosso próprio caminho e liberdade para criar um blog inteiramente dedicado aos caprichos femininos, é graças à mulheres que fizeram coisas incríveis  em épocas em que tudo era sombra.

Meu sincero Muito obrigado, à todas que desafiaram uma sociedade inteira para que hoje eu pudesse escolher o que vestir, em quem votar e até mesmo quem amar.

A Cronologia dos Fatos

1827 – Surge a primeira lei sobre educação para as mulheres, permitindo que frequentassem as escolas elementares, porém as instituições de ensino mais adiantadas ainda eram proibidas à elas. Somente em 1879 as mulheres têm autorização do governo para estudar em instituições de ensino superior. Mas as que seguiam este caminho eram duramente discriminadas pela sociedade.

Nélida Piñon – primeira mulher eleita presidente da Academia Brasileira de Letras, em 1996.

Em 1880 as primeiras mulheres graduadas em direito encontram dificuldades em exercer a profissão.

1885 – A compositora e pianista Chiquinha Gonzaga é a primeira mulher no Brasil a estar à frente de uma orquestra. Precursora do chorinho, Chiquinha compôs mais de duas mil canções populares, entre elas, a primeira marcha carnavalesca do país: “Ô Abre Alas”.

Madonna – Ícone da música dos anos 80

1921 – Em São Paulo ocorre a primeira partida de futebol feminino.
1928 – As mulheres conquistam o direito de disputar oficialmente as  provas olímpicas. A nadadora Maria Lenk, 17 anos, foi a primeira atleta brasileira a participar de uma Olimpíada.

Marta – Cinco vezes eleita a melhor jogadora do ano pela FIFA

1932 – Ano da conquista do voto feminino no Brasil. Vale lembrar que essa foi uma conquista parcial, já que  somente às mulheres casadas, viúvas e solteiras que tivessem renda própria teriam direito ao voto. Somente em 1934 o voto passou a ser um direito pleno de todas as mulheres, sem restrições.

dilma51

Dilma Rousseff – Primeira mulher a presidir o Brasil

1951 – É aprovada pela Organização Internacional do Trabalho a igualdade de remuneração entre trabalho masculino e feminino para função igual. Porém exitem várias formas de se burlar esse direito e esta é uma luta que se estende até os dias de hoje.

1962 – É criado o Estatuto da Mulher casada, que garantiu entre outras coisas que a mulher não precisava mais de autorização do marido para trabalhar  e em caso de separação ela poderia requerer a guarda dos filhos.

2006 – É instituída a lei de proteção às mulheres vitimas de violência doméstica e familiar – Lei Maria da Penha.

Martha Rocha – Chefe da Policia Civil do Rio de Janeiro

Ainda há muito a se conquistar…
Vamos fazer nossa parte!! 😉

 

Anúncios

Sobre Leana Sá

Eu sou principalmente vaidosa e é exatamente o que me move aqui neste blog. Em outros momentos sou universitária, dona de casa, figurinista, funcionária pública, e nem sei como consigo conjugar tantos verbos ao mesmo tempo. Carioca de pai e mãe, libriana com ascendente em Escorpião, viciada em esmaltes, apaixonada por maquiagem, exagerada por natureza e endividada por incompetência.

Publicado em 08/03/2013, em Datas Importantes e marcado como , , , . Adicione o link aos favoritos. 3 Comentários.

  1. \o/ Palmas para esse post tão maravilhoso.
    Orgulho de ser mulher.
    Obrigada, senhoras, por tantas conquistas que me permitem ser menos desrespeitada nos dias atuais.

  2. tatigracine

    Vale lembrar que a data comemorativa é para lembrar das manifestantes que foram trancadas em uma fábrica e queimadas, após protestar contra baixos salários e longas jornadas de trabalho, entre outros motivos. As mulheres tiveram que trabalhar pois seus maridos foram mortos na segunda guerra mundial. A gente sempre segurando a onda…

E vocês, o que acham??

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: